top of page

Corpo em movimento - Para além da academia

Grandes aliados da saúde física e mental, exercícios físicos, quando praticados regularmente, promovem condicionamento físico, diminuição do stress, melhora do sistema imunológico e da qualidade do sono.

Existem opções para diferentes gostos, necessidades e até mesmo para ocasiões em que não podemos sair de casa.

Reunimos os benefícios de algumas modalidades, com o auxílio do professor Bruno Modesto, da Escola de Educação Física e Esporte da USP, que podem te inspirar a colocar o corpo em movimento para além da tradicional academia.


Caminhada


Auxilia na manutenção da saúde cardiovascular, gasto calórico, ganho de condicionamento cardiorrespiratório e aumento da taxa de metabolismo.


Além de ser uma atividade de baixo custo, não exige equipamentos. Um tênis adequado é o suficiente.


Recomenda-se a prática da caminhada 5 vezes por semana ao longo de 30 minutos diários em uma intensidade que não te deixe ofegante.

Corrida


Proporciona acentuação dos benefícios da caminhada e redução do peso corporal.


É ideal que a intensidade vá aumentando progressivamente, iniciando com períodos alternados entre caminhada e trote e depois evoluindo para períodos de trote e corrida.


Oferece maior risco que a caminhada, pois quanto maior a velocidade, maior o impacto. Por isso, a corrida pede cautela ao ser praticada por pessoas com problemas articulares ou algum grau de obesidade.


Natação


Trabalha grande parte dos grupos musculares, traz benefícios para o coração, aumenta a capacidade pulmonar e ainda proporciona relaxamento e melhora no controle da pressão arterial, principalmente quando realizada em piscina aquecida.


Tanto a natação como a hidroginástica são atividades de baixo impacto. Além dos amantes do esporte, são ótimas opções para pessoas com problemas articulares, respiratórios ou sobrepeso.

Dança


Atividades com música geram prazer, gasto calórico e trazem benefícios para a saúde cardiovascular.


As aulas de dança são recomendadas para a maioria das pessoas e principalmente àquelas que valorizam o contato social.


Algumas modalidades demandam maior preparo físico, vale respeitar a progressividade do nível de dificuldade.

Alongamento


Promove relaxamento muscular, consciência corporal, diminuição de tensões, aumento da flexibilidade e amplitude de movimentos.


Pode ser realizado como atividade independente ou ao final de atividades físicas.


É indicado praticar o alongamento de duas a três vezes por semana e permanecer de 20 a 30 segundos em cada postura, sem segurar a respiração.


Pilates


Atividade moderada, que combina força e alongamento. Trabalha enfaticamente a flexibilidade e a musculatura central do corpo, abdômen e costas.


Auxilia na resistência para atividades do dia a dia. Ideal para a manutenção da saúde do aparelho locomotor.


Ioga


Trabalha corpo e mente. A combinação de exercícios aumenta a resistência muscular e propõe posturas que unem aspectos físicos, consciência corporal, respiração e concentração no momento presente.


Ajuda a desapegar dos problemas momentaneamente, promove relaxamento, trazendo benefícios inclusive para depois da prática.


Ideal para quem busca um momento de introspecção, fuga da agitação do cotidiano e uma conexão maior consigo.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page